“ Novo CD do CTMDT (Tu és Tudo pra mim) já está disponível para Download

Convidamos a todos que se juntem a nós nesta declaração de dependência de Deus e a participar ativamente, se desejarem...

Ouça o novo single do cantor Rodolfo Abrantes: Nível Raso

O novo single de Rodolfo Abrantes estará no seu novo CD, R.A.B.T. (Rompendo a Barreira do Templo)

Wallpapers para downloads

Baixe para seu IPHONE, PC nossos wallpapers PENSANTES.

Congresso "Eu escolhi esperar" em TERESINA

Eu escolhi esperar em TERESINA.

Twitter

quarta-feira, abril 25

MARCHA PARA JESUS 2012






O maior mover profético do Piauí!

dia 07/JUNHO

Concentração às 15 Horas no Balão do São Cristovão.

Organização:
Igrejas Evangélicas de Teresina

quinta-feira, abril 19

Quatro cristãos estão entre os “100 mais influentes” da Time

  Revista escolhe anualmente personalidades de destaque em diferentes áreas.
 
Quatro cristãos estão entre os “100 mais influentes” da Time
A presidente Dilma Rousseff, o empresário Eike Batista e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, são os três brasileiros presentes na lista deste ano dos “100 mais influentes” publicada pela revista Time.
Sem fazer um ranking de importância, a revista apresenta as 100 personalidades mundiais de diversas áreas de atuação que fizeram a diferença no ano passado e que devem continuar fazendo em 2012. Como todo ano, a lista inclui, além de chefes de Estado, artistas, ativistas, esportistas, pesquisadores e empresários.
A lista publicada hoje traz nomes de pessoas que são celebridades em suas áreas de atuação, embora possam ser pouco conhecidas pelo grande público. Mesmo não havendo destaque para a questão religiosa, comumente líderes cristãos fazem parte da lista da Time. Em 2011, o pastor Rob Bell estava no ranking. Este ano, quatro cristãos conhecidos se destacam: o cardeal Timothy Dolan, o jogador de futebol americano Tim Tebow e o jogador de basquete Jeremy Lin. O quarto cristão, embora não seja famoso apenas pela sua fé, é o presidente Obama.
Timothy Dolan, 62, é de Saint Louis, no Missouri. Morou em Roma durante sete anos, onde dirigiu o Colégio Norte-americano. Foi Arcebispo de Milwaukee de 2002 a 2009 e desde 2009 é Arcebispo de Neova York.
Foi eleito presidente dos bispos dos Estados Unidos, e vem sendo chamado de “o papa americano”, pois, segundo especialistas, seria um forte candidato na sucessão de Bento 16. Dolan tem opiniões controversas e suas posições não são inteiramente assimiláveis às da corrente mais conservadora do episcopado norte-americano. Ele, contudo, se diz firme na doutrina, mas “aberto em questões sociais”.
Recentemente defendeu com veemência o papa Bento durante a recente onda de escândalos da pederastia de padres e bispos nos Estados Unidos. Também comprou uma briga pública contra a decisão da Administração Obama de obrigar as Igrejas e as associações religiosas a adotarem um seguro de saúde para os empregados que inclui a distribuição de anticoncepcionais, a pílula do dia seguinte e ajuda nos casos de aborto.

Tim Tebow, 24, atualmente é o quarterback da equipe Jets, de New York. Ano passado jogou com os Broncos, do Colorado, e ficou famoso pelas suas declarações de fé tanto quanto por seus lançamentos.
Ele recebeu o apelido de “quarterback de Deus” quando ainda jogava na liga universitária, pois tinha o hábito de escrever referências a versículos bíblicos sob os olhos.
O jovem atleta é filho de missionários evangélicos e hoje patrocina programas de evangelização. Seu hábito de orar ajoelhado na beira do campo antes e depois dos jogos criou uma mania na Internet chamada de “Tebowing”. Uma enquete recente mostrou que quase 43% das pessoas atribuíam o seu sucesso a uma “intervenção divina”.

Jeremy Lin, 23, mede 1,91m de altura e joga como armador na equipe de basquete New York Knicks. Ele ganhou notoriedade meteórica no meio esportivo norte-americano. O principal motivo é seu desempenho nas quadras, mas sua história de vida e compromisso de fé também chamam atenção.
Seu sucesso inicialmente foi por quebrar o estereotipo de que somente jogadores negros e de origem humilde podem ser ídolos na NBA. O asiático Lin é formado em Economia pela Universidade de Harvard. Também é bisneto de cristãos que fugiram da China por causa da perseguição religiosa.
Ele tem sido assunto constante da rede social chinesa Weibo, similar ao Twitter. Para os jovens chineses fascinados com a cultura americana, ele os representa. Sua fé também tem sido usada por ministérios cristãos para falar aos jovens sobre a diferença da vida com Deus. Muitas vezes tem sido comparado a Tim Tebow pela mídia. Na lista da Time ele é chamado de “a revelação do ano”.
Barack Obama, 50, é o 44° presidente americano. Nascido de mãe americana e pai queniano, ele foi criado em uma família com membros cristãos e outros muçulmanos. Muitos americanos acreditam que embora se declare cristão, o presidente é na verdade muçulmano.
Alguns líderes, como Franklin Graham, filho do evangelista Billy Graham, já questionaram publicamente a fé cristã do presidente. Outros, como o pastor Joel Hunter, da Igreja Northland, de Orlando, Flórida, o defendem. Afirmando ser uma espécie de “conselheiro espiritual” do presidente, Joel afirmou que envia devocionais toda semana para Obama e ora regularmente com o presidente.
Durante a comemoração da Páscoa, Obama fez um sermão defendendo a importância da ressurreição de Cristo e reafirmou sua fé.

Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/quatro-cristaos-estao-entre-os-100-mais-influentes-da-time/#ixzz1sVgukuZK

segunda-feira, abril 16

Projeto "Abrigo Livre Ser em Teresina.

http://sejateureino.files.wordpress.com/2011/10/livreser.png
O Abrigo Livre Ser é uma ONG independente (não recebe recursos públicos) atuante na capital de São Paulo desde o início de 2008 e que estabelece, agora em 2012, uma nova base na cidade de Teresina, no estado do Piauí, expandindo a sua área de atuação e auxílio à criança. Conheça-nos um pouco mais pelo site: www.livreser.org.br e nos ajude a fazer uma criança sorrir. Para doar Banco Bradesco Ag. 0114-7 CC 95916-2 Instituto Livres para Adorar CNPJ: 08.052.116/0001-82.

Abrigo Livre Ser - Vídeo Institucional video




Fonte:http://www.nme.com/nme-video/youtube/id/UeNbdp7YjmQ/search/mooca

sexta-feira, abril 13

12 razões para esperar até o casamento



Por: Marcos Botelho

Para quem está habituado aos apelos sexistas do nosso tempo, é difícil compreender as razões porque esperamos pelo casamento. Não é algo que faça parte da realidade vivida pelos jovens de hoje. Quando falamos sobre esta decisão com nossos colegas de classe ou de trabalho, a reação é no mínimo de estranheza. 


Porém entendo que esperar, além de ser um ato de obediência é também uma escolha. Aparentemente pode não parecer muito confortável, entretanto as conseqüências são eternas. 


Pensando nisso, seguem 12 simples razões para o motivo de espera.


01. Porque eu quero, e quero muito.


Quem disse que é fácil passar pelas tentações? Porém tenho plena consciência das minhas escolhas e faço vivência delas, assim como de suas consequências. Por isso EU QUERO e escolho esperar até o casamento. 
“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz… (2Tm 2:22) 


02. Para deixar de ser o centro da própria vida


Deixar Deus dominar minha vida, como o dono de tudo que tenho e sou. “Também o coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios enquanto vivem.” (Eclesiastes 9:3) 


03. Não desonrar a Deus


Imagino o profundo arrependimento de saber que desonrei meu Deus e a outra pessoa… sabendo que cedi à tentação da carne e que banalizei uma coisa tão perfeita que Deus fez pra mim. Tomo as palavras de José ao ser tentado: “Como poderia eu cometer uma tamanha maldade e pecar contra Deus?” 


04. Ser e fazer a diferença nesta sociedade que prega sexo como profano e momentâneo.


Fazemos parte de uma geração descomprometida. Tornou-se comum obter benefícios de forma imediata e desprezar as responsabilidades. Porém a orientação bíblica é que “…vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo. “ (FL. 2:15) 


05. Para oferecer ao meu esposo (a) uma das maiores demonstrações de amor


Viver a imensa alegria do sexo e poder dividir isso com quem vou passar o resto da minha vida.
A Bíblia não fala em tornar-se UM a toa. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gn 2:24) Tem coisa melhor do que ser UMA SÓ CARNE com a pessoa que você passará o resto dos seus dias? “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro…” Hb. 13.4 


06. Para rever suas prioridades


A prioridade é estudar, viajar? Se minha prioridade não é casar, porque ter uma vida marital com meu namorado? “Para tudo há uma ocasião certa. Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” Ec. 3.1 


07. Para tomar mais cuidado comigo mesmo


Gasta-se milhões em conscientização das doenças sexualmente transmissíveis e incentivando o uso da camisinha. Ao mesmo tempo, cresce o número de jovens infectados com DSTs ou enfrentando uma gravidez inesperada. Portanto, o melhor método de prevenção é a ausência do sexo. Isso é lógico! Se eu não tenho relações com pessoas diversas, não corro o risco de pegar doença sexualmente transmissível. Esperar ainda é o melhor método! “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. O Senhor Deus castigará todas essas práticas. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” I Ts 4.3-5;7 


08. Filhos no tempo certo


Ter filhos no século XXI não é fácil, ainda mais um filho fora do casamento, onde estarei despreparada, trancar a faculdade, sair do emprego, etc. 


09. Para respeitar e obedecer meus pais


Não me sentiria confortável contando que fui no motel com meu namorado diante do meu pai. Não me sentiria à vontade sabendo que meus pais estão preocupados que eu possa engravidar ou pegar uma doença.Dentro do casamento as coisas mudam. 


10. Para aprender que as coisas são como são, nem tudo é perfeito. E tudo bem!


As meninas foram criadas com a promessa que o príncipe encantado chegaria com o cavalo branco resgatando das aflições existentes. Bem, sabemos que a realidade é bem diferente. Enfrentar a realidade como é, sem buscar satisfação de uma ausência de carinho em vários relacionamentos, além de sábio, é prudente.


11. Para passar pela experiência da Lua-de-mel


Lua de mel deixou de ser “o grande momento” da vida do casal, passou ser um tempo de viajem e não de descoberta no mundo moderno. Eu optando por ESPERAR, a lua de mel torna a ter o verdadeiro sentido, a emoção e a descoberta. Eu quero muito isso!

 12. Para testemunhar

Viver Jesus no dia de hoje é fundamental para uma vida cristã saudável pautada na Bíblia. Ter um casamento abençoado testemunhando a santidade durante o namoro para os filhos é o verdadeiro exemplo vivido.

quarta-feira, abril 11

Ciúmes

Quem não conhece aquela(e) namorada(o) ciumenta(o) que não ‘larga do pé’?
O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz incovenientemente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade.“(ICorintios 13:4-6)
O amor não é baseado no ciumes obssessivo e controle exagerado, mas na confiança, respeito e fidelidade, pense nisso…

fonte: http://guedart.wordpress.com

terça-feira, abril 10

Tudo que é demais sobra

nivea 2
Desde pequena ouço minha mãe dizer que “tudo o que é demais, sobra”. Ela dizia  isso em diversas ocasiões: quando se referia ao tempo a mais que eu queria  passar na casa das coleguinhas pra brincar; quando eu queria comer mais  guloseimas do que ela me determinava a cada dia; quando eu passava tempo  demais assistindo TV; quando eu queria dormir mais do que o necessário. Nos  meus dias de criança eu não entendia muito o porquê eu recebia tantos “nãos” da  minha mãe. Com o passar dos anos a gente aprende, entende, ou pelo menos deveria entender aquilo que certos pais querem realmente dizer com alguns “nãos” que dão a seus filhos. A lição que está nas entrelinhas da educação é que: “os excessos adoecem o ser humano e apodrecem a sociedade”.
Essa é uma verdade que não se pode negar. Tudo que vem em excesso torna-se prejudicial ao ser humano. O excesso de comida, por exemplo, pode trazer sérios problemas à saúde. Começa com aquela terrível má digestão e todos os desprazeres decorrentes dela. Aí vem o problema do excesso de peso. A obesidade pode desencadear problemas respiratórios, problemas de coração, de locomoção, entre outros que podem levar uma pessoa à morte prematura.
O excesso de mimos a uma criança pode torná-la um ser humano altivo e egocêntrico. Assim como o excesso de correção pode torná-la uma pessoa insegura e instável emocionalmente. O excesso de consumo pode afundar um ser humano em dívidas. O excesso de álcool pode incitar à violência e dependência dele. O excesso de trabalho pode causar stress. O excesso de pessoas em um local fechado pode causar acidentes graves. O excesso de solidão pode levar à depressão…
Os excessos fazem mal. Isso porque os seres humanos não foram criados para “acumular coisas em si ou em torno de si”. Minha mãe tem razão, tudo o que é “demais” acaba sobrando mesmo. Ao pensarmos sobre isso chegamos à conclusão de que nosso desequilíbrio e nosso desejo pelo acúmulo de coisas podem ser um exercício e um estímulo ao egoísmo e à independência humana.
nivea 1
Ao querermos “mais” daquilo que já temos em quantidade suficiente,  podemos tentar preencher outras lacunas vazias de nossas vidas. É a famosa  ”fuga da realidade”. Tentamos substituir aquilo de que realmente precisamos  por aquilo que pensamos precisar. Ao nos estimularmos na prática dos  nossos desejos desenfreados, perdemos a essência daquilo que fomos criados  pra ser: nascemos pra amar a Deus e pra amar ao nosso próximo.
Quando nos concentramos em nossos desejos por “mais”, nos esquecemos de  que dependemos de Deus, de que nosso fôlego de vida vem dEle e de que por isso Ele merece o primeiro lugar em nossas vidas.
Em Mateus 6 à partir do verso 2, Jesus diz: “Por isso voz digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
De acordo com Jesus, não podemos servir a Deus e às riquezas. Não podemos servir a Ele e às coisas ao mesmo tempo. Quando andamos ansiosos pelas coisas, as valorizamos mais do que a Ele e até do que nós mesmos: “Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?”. A base do “amar a si mesmo” não está em suprir-se com as coisas, mas em suprir-se em Deus que é a fonte de toda vida. O equilíbrio do ser humano depende do quanto ele se relaciona com Deus. Jesus continua dizendo a partir do verso 26:
“Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
A plenitude real, a felicidade plena está em confiar e se relacionar com Deus.
Quando estamos meramente envolvidos na satisfação dos nossos desejos, automaticamente fechamos os olhos para toda e qualquer necessidade do nosso próximo. Os principais mandamentos são amar a Deus sobre todas as “coisas”, colocá-lo em um patamar, num grau de importância mais elevado do que as coisas; e amar ao próximo “como a ti mesmo”, tratar as pessoas e desejar a elas aquilo que quero para mim mesmo. Contribuir para que elas percebam e tenham em Deus a fonte da felicidade plena e também para que vivam com dignidade.

segunda-feira, abril 9

“Perder para ganhar”

”Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8.36). 
O Senhor nos dá mediante este texto das Escrituras a seguinte expressão: Quanto maior a perda por amor ao Senhor, maior é a liberdade. Quanto mais retermos aquilo que nos pertence, pertence a nossa carne, à nossa alma, maior é a escravidão.
No conhecimento de Cristo Jesus nossa vida, Ele nos ensina a renunciar a tudo quanto possuímos, até mesmo a nossa própria vida. Quando recebemos esta Palavra de renuncia, a princípio o fardo se torna imenso. Somos agarrados a muitas coisas, ligados afetivamente a muitas pessoas, principalmente a familiares e amigos que temos no mundo, mas é nessa perda que consiste a nossa total liberdade.
O reter, preservar ou cuidar do que é nosso, nos leva à servidão, mas o despojar delas nos leva a uma total liberdade. Aleluia! “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.26-27, 33).
Não há perda maior que a morte, e é esse o sentido de carregar a cruz como Jesus ensina. Quando negamos a nós mesmos, levamos a nossa cruz e o seguimos, levamos a morte sobre nós, sobre as nossas coisas, sobre os nossos afetos, sobre tudo e sobre todos, daí passamos a gozar da liberdade que há em Cristo Jesus.
O amor não busca os seus próprios interesses (I Cor. 13.5), e quando Jesus nos diz que é para renunciar a tudo quanto temos, e até a nossa própria vida, Ele não está buscando o seu interesse, mas o nosso. Ele está nos amando e nos conduzindo a verdadeira liberdade, despojado de todo o cuidado, ansiedade, preocupação; de tudo o que nos escraviza.
O conhecimento de Cristo nosso Senhor é a verdadeira liberdade: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”(João 8.32). Conheça esse amor e essa liberdade. A perda daquilo que é temporal se tornará em ganho daquilo que é eterno.

Fonte: Águas vivas e http://rafaelmaroun.wordpress.com/

quinta-feira, abril 5

[Série] - JesusCopy - #03 - O olhar do Pai





Por que muitas vezes nós passamos por grandes sofrimentos? Por que Deus permite isso? Será que Deus se esquece de nós em certos momento de nossa vida?


Através da Palavra de Deus, Douglas Gonçalves explica o porque do sofrimento em nossas vidas.




Transcrição do video:



Eu tenho uma filha de 9 meses de vida. A coisa mais linda do mundo. A alegria da nossa casa. Quando ela tinha 1 mês, eu lembro que ela ficou doente... Teve um quadro de diarreia, vómito e perdeu o apetite... Eu e minha esposa corremos para o médico com ela para ver o que estava acontecendo...
O médico que nos atendeu nos informou que a nenê precisaria tomar soro para repor o que ela perdeu... Na hora nós não entendemos as implicações disso, achamos algo muito simples...
Fomos levados a outra sala para então colocar o soro nela. Porém as veias no braço de um recém nascido são minúsculas... Uma tarefa quase impossível até mesmo para os mais experientes enfermeiros.
Aquela cena marcou minha vida... A minha filha de 1 mês berrando com todas as forças dela. Em certos momentos ela olhava para mim, e a impressão que eu tinha é que ela estava pensando: "Mas porque você não está fazendo nada, você não parar estes homens que estão me machucando?"... Me lembro que eles tentaram cerca de 5 ou 6 vezes... até que conseguiram...
Na visão da minha filha, aqueles médicos e enfermeiros eram inimigos dela... Eram pessoas que estavam ali com um único objetivo... machucá-la.
Mas apesar de eu ver a minha filha berrando com todas as forças, como um clamor por socorro, se você me perguntasse, você tiraria ela das mãos do médico? A resposta seria: NUNCA, sabe porque? Eu amo ela de mais para livra-la desta situação... Eu sei que era necessário ela passar por aquele sofrimento para hoje ela estar saudável ao meu lado. Eu a amo de mais para livrar ela daquele sofrimento.
As vezes em nossa vida, nós nos vemos nesta mesma situação. Inimigos nos atacando, um sofrimento tão grande que sua alma berra de dor... ela clama por socorro... Mas parece que Deus não faz nada, parece que Ele está apenas olhando as pessoas machucarem você, parado... Mas na verdade o que Ele está dizendo é: Eu te amo de mais para te livrar...
O que Deus quer fazer com você hoje é mudar a sua visão. Você está vendo inimigos, quando na verdade estas pessoas que estão a sua volta são médicos. Médicos para as doenças da nossa alma, do nosso caráter...
Qual a sua doença? O que te afasta de Deus? Muitos de nós sofremos de uma doença chamada ORGULHO e Deus usa médicos para aplicar em nós um remédio muito ardido, chamado HUMILHAÇÃO que com o tempo vai nos curando...
Qual a sua doença? Será que tudo isso que você está passando não é Deus fazendo um tratamento para te curar?
No capítulo 11 do livro de João, ele nos conta a história de uma amigo de Jesus, Lázaro... Diz a história que vieram avisar Jesus que Lázaro estava passando muito mal, e que Jesus deveria ir até sua cidade para o curar... Mas Jesus declara: "O propósito da doença de Lázaro não é para morte mas para que o nome de Deus seja glorificado... Então Ele espera 2 dias e Lázaro morre...
Jesus decide ir até a Judéia ver Lázaro. Quando Marta, irmã de Lázaro soube que Jesus estava chegando, correu em sua direção e ao avista-lo gritou: "Se o Senhor estivesse aqui o meu irmão não teria morrido". O que ela estava dizendo era: "O senhor chegou tarde demais".
Mas o que Deus manda eu te dizer é que ele NUNCA chega atrasado. No tempo certo ele vai tirar você desta situação, porque o que você está passando não é para morte, mas para que o nome de Jesus seja glorificado.
João no capítulo 12 narra que uma multidão passou a crer que Jesus era o Messias, sabe por que? Por causa de Lázaro... E qual era a pregação de Lázaro? Estou vivo... O que você está passando não é para morte, mas é para que você fique cada dia mais parecido com Jesus e que o nome dEle seja glorificado na sua vida. Creia, Deus está te curando!

Visite nosso site: www.jesuscopy.com.br
Siga-nos: @jesus_copy

domingo, abril 1

Jesus, a verdade que liberta

Hoje e sempre, seja um propagador da verdade: Cristo


“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”. (Efésios 4.25) Hoje, 1º de abril, a sociedade designou ser o dia da mentira. A data tem origem na França, no século XVI – quando os franceses celebravam o início do ano no primeiro dia de abril, também primeiro dia de primavera. A mentira começou no dia em que o rei Carlos IX da França resolveu tornar janeiro o primeiro mês do ano. Os franceses não aceitaram e continuaram a comemorar o novo ano em abril, inventando festas, enviando convites falsos e “fazendo hora” com as pessoas. Em Minas Gerais, a brincadeira começou a se difundir com o informativo A Mentira, do dia 1º de abril de 1828. Nele, foi publicada a notícia do falecimento de Dom Pedro I, logo desmentida no outro dia.
A mentira, desde o início da humanidade, nunca trouxe absolutamente nada de bom, nem para quem mente e muito menos para quem é enganado por ela. Mentir sempre gera consequências. A primeira delas foi no Jardim do Éden, quando satanás enganou a mulher levando-a a comer o fruto proibido. A consequência de ter sido enganada foi o pecado. Mas, grandes histórias na Bíblia narram momentos em que homens de Deus fraquejaram, mentiram, e tiveram que encarar as consequências desse ato. Amedrontado, Abraão mentiu sobre a relação que tinha com Sara e quase a perdeu. “E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara”. (Gênesis 20.2)
Pedro foi alertado por Cristo que o negaria três vezes, mas não atentou para o aviso. No momento de medo, ele mentiu e se arrependeu profundamente. “E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente”. (Lucas 22.62) Judas também se arrependeu de ter tentado mentir para o próprio Senhor e o remorso o levou à morte. “E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar”. (Mateus 27.5) Ananias e Safira mentiram a respeito do valor da oferta tentando enganar a Deus. “Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti”. (Atos 5.3,8-9)
Nos casos citados acima, percebemos que a mentira teve dois objetivos: esconder o medo de encarar a realidade e demonstrar algo que a pessoa não era. Abraão e Pedro tiveram medo de assumir a verdadeira posição que tinham. Judas, porém, não teria coragem de acabar com a farsa porque teria que assumir a vergonha de ter vendido Jesus por apenas 30 moedas. O casal Ananias e Safira queriam status, venderam a propriedade para oferecerem uma oferta melhor que a de José, porém não foi o mesmo valor que deveria ser ofertado.
Talvez você não tem usado a mentira para esconder um medo ou uma vergonha. Talvez você pense que falar uma “mentirinha” não tem problema. Se for assim que você pensa, então lembre-se que para Deus, sua palavra tem que ser sim ou não. Se você usa a mentira para burlar a lei, lembre-se: “Então lhes disse Jesus: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. (Mateus 22.21) Mentir na hora de declarar renda pode fazê-lo economizar dinheiro agora, porém, não vai adiantar lá no final, quando Deus lhe pedir conta sobre sua honestidade e cumprimento da lei.
Se você tem encontrado na mentira uma forma de esconder um medo ou uma vergonha, preciso lhe dizer que está sendo enganado(a) por outra mentira. Se você não encarar a realidade nunca poderá ser livre do problema. Resolvê-lo é a melhor solução. Na Bíblia Deus nos ensina que a mentira nunca fica encoberta, e andar na luz é a melhor forma de viver. “Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai”. (João 12.35)
Nunca se esqueça que toda mentira gera uma consequência e Deus está vendo, assim como o diabo para acusá-lo. Ele é o “pai da mentira”, e tem o seu futuro reservado no lago de fogo, onde pagará por todas as mentiras que tem falado e usado para destruir os homens. Nós, porém, temos vivido o tempo da graça, uma oportunidade que Deus nos tem dado para nos arrependermos de nossas falhas e mudarmos. Se para você falar a verdade é uma dificuldade a ser vencida, aconselho começar a falar sobre Jesus. Ele é a verdade, o caminho e a vida, e somente Ele é o caminho que leva a Deus. Creia nessa verdade e fale. Diante das dificuldades proclame a Palavra de Deus e encare a sua realidade. Pare de enganar as pessoas e seja um propagador da verdade, seja um pregador do evangelho. “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”. (Mateus 5.37) Para reforça essa mensagem: o salário do pecado é a morte, e mentir é pecado.

:: Stephanie Zanandrais
stephanie.zanandrais@lagoinha.com
> Hoje, 1º de abril, divulgue essa mensagem em suas redes sociais!